;
Há Que Continuar Semeando - 1982

Há Que Continuar Semeando

Tem sido sempre assim e tem obtido sucesso. Ivo Arzua Pereira - esse paranaense ilustre e modesto, que já foi nosso Prefeito e nosso Ministro - reune num só volume, crônicas que publicou na imprensa diária. E dá certo! Acontece o imprevisto. O que parecia esparso, descontinuo, sem interligação, sem nexo, ganha delineamento, assume forma, incorpora substância. É que no pano de fundo, como branco sobre preto, surge corn evidência a intenção do autor.

Dirão muitos ser Ivo Arzua um cavaleiro andante da rua das Flores, dos banhados do Barigui, dos campos do Atuba. Certo. Além do exemplo de familia, seu caráter acabou por se moldar nos bancos da velha Escola de Engenharia da rua Quinze, onde experimentados catedráticos formavam procissões de engenheiros! Eis por que, lança em riste, investe sobre moinhos de vento. É o eterno idealista que ainda acredita em civismo. Em consciência. Em honestidade. Que reage à corrupção Ao servilismo. A indiferença dos governantes. Rotariano convicto, ainda pensa que mais se beneficia quem melhor serve!

As crônicas abrangem memórias e temas brasileiros. Diálogos com o Presidente Costa e Silva. Recordações do governo Munhoz da Rocha. Crescimento e desenvolvimento. Problemas urbanos. Santa Casa de Misericórdia. Ano da Criança. Ecologia e poluição. Agricultura e desenvolvimento. Planejamento democrático. Soluções comunitárias.

Em todas, o mesmo propósito o mesmo critério a mesma intenção de bem servir a Nação, de bem servir o povo, de semear ideais sadios. E subindo pelas encostas da indiferenças, dos que não acreditam em nada, o cavaleiro andante, Ivo Arzua, vai repetindo; há que continuar semeando... sempre semeando!

Luiz Carlos Pereira Tourinho
Presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico do Paraná

Portal Desenvolvido por Mastersoft Informática - arzua@mastersoftweb.com.br
www.mastersoftweb.com.br - +55 41 3322-6768