;
A Epopéia das Misericórdias - 1999

Prefácio de Dom Pedro Fedalto

O Excelentíssimo Ministro Dr. Ivo Arzua Pereira , Presidente da Confederação Internacional das Misericórdias , está publicando a 3ª edição do livro : " A Epopéia das Misericórdias " , O Jubileu dos 500 Anos das Santas Casas de Misericórdia e do Descobrimento do Brasil " .

Prefaciei a primeira e a segunda edição , numa justa homenagem comemorativa dos 500 Anos das Santas Casas de Misericórdia .

No ano de 1998 , a Enciclopédia Britânica , no livro "Ciência e Futuro , das páginas 208 a 215 , publicou matéria sobre a Epopéia das Misericórdias , 1498 – 1998 : Cinco Séculos a Serviço da Humanidade " , do Engenheiro Dr. Ivo Arzua Pereira .

O livro é baseado no Evangelho de Jesus Cristo e nos documentos pontifícios de Leão XXIII , com a encíclica Rerum Novarum , de 1891 à Centesimus Annus , de João Paulo II , em 1991 .

Este livro é de grande valor pelo seu conteúdo doutrinário desenvolvido pelas Santas Casas nestes 500 anos , apoiadas pela luz do Evangelho , sustentadas pela força da Igreja e incrementadas pela Doutrina Social da Igreja .

O autor soube com inteligência interpretar o histórico das Santas Casas , com todas suas benemerências .

As Santas Casas , impulsionadas pela misericórdia de Cristo , sempre no passado , receberam os enfermos , com preferências os mais indigentes da sociedade . Continuam hoje tão válidas , como há quinhentos anos e até mais com tantos enfermos pobres .

As Santas Casas são um testemunho vivo de humanidade .

Alertam a consciência dos provedores , médicos , enfermeiros e funcionários para que sejam humanos no tratamento dos enfermos .

As pessoas aquinhoadas , com bens materiais , também devem conscientizar– se para que se inscrevam na Irmandade das Santas Casas e abram generosamente suas mãos .

As duas primeiras edições foram tão bem recebidas , totalmente esgotadas . Dou pleno apoio com este prefácio para que a 3ª edição com os 500 anos do Descobrimento do Brasil tenha o mesmo sucesso que as anteriores .

Parabenizo o Ministro Dr. Ivo Arzua Pereira , padrinho de minha ordenação episcopal , a 28 de agosto de 1996 , quando Prefeito de Curitiba , pela valiosa obra e pela eleição para Presidente da Confederação Internacional das Misericórdias .

Felicito – o precisamente no ano jubilar de bodas de ouro de casamento com Dona Maria Helena , a 30 de abril de 1949 , abençoados com dois filhos e duas filhas , genros , noras e netos em perfeita harmonia .

Que Deus sempre o ilumine para que , com seu testemunho de dedicação à causa das Santas Casas de Misericórdia , prossiga sua caminhada humanitária e cristã em favor dos enfermos , especialmente os indigentes , para o Terceiro Milênio do Nascimento de Jesus Cristo , mais justo , fraterno e solidário .

Curitiba , 21 de julho de 1999

+ Pedro Fedalto
Arcebispo de Curitiba

Portal Desenvolvido por Mastersoft Informática - arzua@mastersoftweb.com.br
www.mastersoftweb.com.br - +55 41 3322-6768