;
No Século XXI e no III Milênio, Há Que Continuar Semeando... - 2001

Prefácio – Dr. Francisco da Cunha Pereira Filho

Careço das necessárias credenciais para prefaciar uma obra tão importante e tão abrangente escrita com a competência, cultura e inteligência do prezado autor de “No Século XXI e no III Milênio, Há que Continuar Semeando”.

Outros notáveis livros já consagraram “o cidadão Ivo Arzua Pereira”, como gosta de ser chamado, embora insista eu em chamá-lo prezado Ministro Ivo Arzua Pereira e caro Prefeito Ivo Arzua Pereira, parecendo-me, entretanto, a forma mais justa e simpática chamá-lo de Professor Ivo Arzua. Na verdade, o nome Professor Ivo Arzua representa muito para todo o Paraná e para o Brasil.

O cidadão Ivo Arzua Pereira, como gosta de ser chamado, Engenheiro Civil, Administrador, Professor Universitário e Escritor, Sócio do Centro de Letras do Paraná, do Instituto Histórico e Geográfico da Palmeira, Acadêmico Conselheiro da Academia Nacional de Engenharia, brilhante ex-Ministro da Agricultura e notável Prefeito de Curitiba, eleito pelo voto livre dos curitibanos e fundador e 1º presidente da Academia de Cultura de Curitiba – ACCUR, está lançando agora o seu novo livro “No Século XXI e no III Milênio, Há que Continuar Semeando”.

Dos livros anteriores, sete, dois alcançaram maior notoriedade, quais sejam: o primeiro, a “Epopéias da Misericórdias”, com três edições, porque teve a magna honra de ter o seu conteúdo comentado em oito páginas (208-215)do “Livro do Ano – 1998 “e sob o título “Ciência e Futuro”, editado pela Encyclopedia Britannica. O segundo, intitulado “O Jubileu do Cristianismo Ano 2000 e a Bufa Inter Gravissimas”, porque foi prefaciado pelo hoje Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, Bispo de Salvador, Bahia e Primaz do Brasil, e pela Academia Nacional de Engenharia – ANE, recebeu o IX Prêmio Apollo Taborda França de Literatura 2000, e um honroso Voto de Louvor da Câmara Municipal de Curitiba, sendo, além disso, distinguido com a publicação de dois Temas Livres – números 5 e 15, extraídos deste livro, nas “Memórias”, do XXIII Instituto Rotário do Brasil (Recife, PE-5 a 10/10/2000).

Nesta nova obra o autor, com rara sensibilidade, apresenta temas da maior importância e atualidade, agrupando-os em seis partes, a saber:

1) Educação e Cultura, onde aborda a vida e o papel das Academias de Letras, de Cultura e História, além de temas afins e correlatos; 2) Cidadania, Política e Estadismo, nos quais coloca em relevo assuntos fundamentais dessas áreas do conhecimento e das atividades humanas; 3) Engenharia, Administração e Planejamento, em cujos temas realça a transcendental importância destas atividades profissionais para um verdadeiro desenvolvimento comunitário, nacional e internacional; 4) O Ideal de Servir, lema identificativo do Rotary Internacional, fundado há 96 anos, e com uma incomensurável bagagem de serviços prestados à Humanidade; 5) As Obras de Misericórdia, realizadas pelas Irmandades das Santa Casas de Misericórdia, em sua fulgurante trajetória de 502 anos nos quatro cantos do Mundo, e finalmente, 6) A Religião e a Fé, inspiradoras e propagadoras do culto e prática de uma escala de valores humanos e espirituais que possam conduzir a Humanidade à Edificação da Civilização do Amor e da Paz.

Além desta notável produtividade, sempre abordando temas sérios e complexos, Ivo Arzua se impõe por sua presença respeitosa e destacada em qualquer reunião cultural ou técnica em que compareça, fazendo as observações e críticas mais sinceras, ousadas e polêmicas, porém sempre as mais sábias e acertadas.

Inteligência, cultura, experiência de vida e muito talento fazem de Ivo Arzua um dos mais destacados membros de nossa cidadania. Agora autor de brilhante estudo sobre Educação, Arte e Cultura, nos faz meditar sobre o século XXI e o III Milênio, com a conclusão profética e correta “HÁ QUE CONTINUAR SEMEANDO”.... onde acentua: “Os caminhos da Humanidade no Século XXI, portal para o III Milênio ”, serão abertos primeiramente no mundo do pensamento-o “Mundo da Cultura”.

Outro aspecto que me parece fundamental comentar é do criador e 1º presidente da Academia de Cultura de Curitiba, primeiro tema do seu novo livro.

A maioria dos historiadores lembra que a Academia de Platão foi fundada nos anos de 385 a.C. e durou aproximadamente um milênio, tendo o nome sido retirado do herói da Grécia Antiga ACADEMUS.

Não se têm grandes detalhes de como terminou a famosa Academia Platônica, mas o seu desaparecimento não representou o fim do espírito acadêmico, pois, após, na Renascença começou a ressurgir com total força na Europa toda.

Vale lembrar o surgimento da Academia Francesa (com Richelieu), da Academia de Ciências, Letras e Artes em 1665 com Colbert, da Academia Della Aurea em 1582, da Academia de Ciências de Lisboa, em Londres da Royal Society, nos Estados Unidos da American of Arts and Sciences e tantas outras, como da Svenska Akademien na Suécia que criou o Prêmio Nobel.

No Brasil, segundo Ives Gandra Martins, tivemos a “Academia Brasileira dos Esquecidos”, em 1724; a Academia dos Felizes em 1736-1740; a Academia dos Seletos em 1752; a Academia dos Renascidos na Bahia.

Foi e continua sendo um marco na vida cultural do Brasil, a Academia Brasileira de Letras (dos nossos imortais), e no Paraná a notável Academia Paranaense de Letras, entre outras de nossa terra, e mais recente a Academia de Cultura de Curitiba – ACCUR – que já tem realizado excelentes trabalhos de cultura, graças ao talento e a preocupação humana de seu fundador Ivo Arzua, que tem procurado perenizar valores culturais de sua época através do tempo, sublimado sua vocação intelectual e suas preocupações com o mundo e seus anseios para uma vida melhor.

É assim o “cidadão Ivo Arzua Pereira”, Professor Universitário, Escritor e culto fundador da ACCUR que nos traz agora o seu excelente trabalho “No Século XXI e no III Milênio – Há que Continuar Semeando”

Honra-me recomendar a leitura deste livro, pois trará a todos mais sabedoria, mais luz para trilharmos o III Milênio, com a sábia recomendação do talentoso autor, Ivo Arzua Pereira, de “Há Que Continuar Semeando”.

Curitiba, 29 de outubro de 2001

Dr. Francisco da Cunha Pereira Filho
Advogado e Jornalista
Academia Paranaense de Letras – Acadêmico
Movimento Pró-Paraná – Presidente

Portal Desenvolvido por Mastersoft Informática - arzua@mastersoftweb.com.br
www.mastersoftweb.com.br - +55 41 3322-6768